NR-1 O QUE É PRECISO SABER?
- ulrichemillnitz
- Nov 4
- 2 min read
A NR-1 é a Norma Regulamentadora nº 1, que estabelece as disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho.
Esta norma regulamentadora teve uma importante atualização, exigindo para além do gerenciamento dos riscos ocupacionais, a necessidade de se avaliar os riscos psicossociais.
E quais são estes riscos psicossociais?
Podemos citar: estresse, assédio moral e sobrecarga de trabalho.
A preocupação que esta norma nos traz, se reflete no bem estar psicossocial do colaborador, que vai além do comprometimento físico e motor, mas afeta diretamente a mente do trabalhador, levando-o ao nível de estresse de trabalho podendo desencadear um risco acentuado de acidentes de trabalhos, quando não de afastamentos ao trabalho.
Propiciar um ambiente de trabalho sadio, onde o funcionário possa desenvolver seu trabalho livre de ações humanas negativas, ações estas que podem originar-se de seu colega de trabalho, superior hierárquico ou até mesmo da sobrecarga de trabalho, devem ser evitadas.
Exigir para além das forças, trabalho continuo em horas extras, cobrança excessiva, estar exposto a xingamentos, humilhações, metas inatingíveis, comportamentos estes que se mostram além daqueles normais no dia a dia, devem ser eliminados.
Necessário se faz, identificar e criar mecanismos de denúncia, para que se busque a cada dia melhorar o ambiente de trabalho.
O trabalhador precisa ser visto como um ser contributivo para a atividade industrial, um parceiro, que entrega a sua força de trabalho em prol de uma empresa e em troca, além do respeito, recebe salário e tem resguardada sua saúde mental.
Não podemos esquecer que o trabalho vai além da empresa, a linha que distingue a empresa do seu convívio familiar é tênua. Questões de trabalho geralmente possuem reflexo no ambiente familiar, onde este profissional se vê irritado, apreensivo, angustiado.
É preciso coibir práticas contrárias a tudo isso e ofertar um ambiente de trabalho acolhedor, olhando para o empregado com empatia.
A produção está nas mãos daqueles(as) que operam máquinas e equipamentos. A atividade industrial ainda é realizada por seres humanos, e para o crescimento industrial é preciso que se tenha respeito, empatia para com aquele que movimenta a maquina industrial, o trabalhador.
E aqui quando falamos em trabalhador, não restringimos a uma ou outra função, porque diariamente vemos que quanto maior o cargo ocupado dentro de uma empresa, maior a cobrança, maior o estresse e assédio. Colaboradores estão adoecendo, isto porque o ambiente de trabalho por vezes é doente.
O olhar que hoje se volta a saúde psicossocial é deveras importante e para aquelas empresas que entendem a dimensão do que esta norma regulariza, com certeza terão os melhores resultados.
Trabalhador que é tratado com respeito e que percebe que a empresa para a qual este trabalha se preocupa em propiciar-lhe um bom ambiente de trabalho, por certo, trabalha mais disposto e sereno e isso reflete no crescimento da empresa.
Investir em saúde mental, é primordial nos dias atuais.
Se você é o empregador preocupado com esta questão de suma relevância, ou se é um colaborador que tem no seu dia a dia enfrentando problemas no seu ambiente de trabalho que entende que estão sendo negligenciados, contate-nos.
Temos uma equipe especializada para lhe atender.
Ulrich & Millnitz Advogados Associados
Telefone: 47-3028-6096
Email:edsonmillnitz@gmail.com



Comments